PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº /2024
CONCEDE A COMENDA “VIDA EM SUAS MÃOS” O CENTRO DE HEMODIÁLISE ARI GONÇALVES – CEHMO UNIDADE ANANINDEUA, E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Art. 1º- Fica concedida a Comenda “VIDA EM SUAS MÃOS”, ao CENTRO DE HEMODIÁLISE ARI GONÇALVES – CEHMO UNIDADE ANANINDEUA, que reconhecidamente se destacou na assistência e cuidados às famílias que possuem necessitados de doação de Órgãos e aos que já receberam doação.
Art. 2°- Fica fixada uma data do mês de setembro do ano de 2024, para entrega da referida Comenda.
Art. 3°- Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
No Brasil, a situação da doença renal crônica (DRC) é preocupante. Estima-se que cerca de 120 mil pessoas estejam em tratamento para doenças renais em estágio terminal, sendo a maioria submetida à hemodiálise. Segundo dados do Registro Brasileiro de Diálise (RBD), publicados em 2020, aproximadamente 90 mil pacientes realizam hemodiálise em todo o país. Esses números refletem um aumento significativo na prevalência da DRC, que está relacionada a fatores como o crescimento da população e a incidência de doenças como diabetes e hipertensão.
A atenção à saúde renal é crucial, uma vez que muitos desses pacientes enfrentam complicações e desafios que impactam sua qualidade de vida. A melhoria na detecção precoce e no tratamento das doenças renais é fundamental para reduzir essa carga.
É com grande reconhecimento e gratidão que propomos nesta Casa de Leis esta justa homenagem este Centro de Tratamento exemplar, cuja dedicação e profissionalismo têm feito uma diferença significativa na vida de inúmeros pacientes na clínica de nefrologia.
Por tanto, peço aos Nobres Pares que aprovem este Projeto de Decreto Legislativo para conceder a Comenda “VIDA EM SUAS MÃOS” em Sessão Solene.
BIOGRAFIA
Homenagem: Vereadora Pastora Ray Tavares.
Homenageado: Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves – CEHMO
O Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves – CEHMO, iniciou suas atividades em tratamento renal substitutivo em 01 de julho de 2015, no município de Ananindeua, se tornando, atualmente, o maior grupo de hemodiálise do Norte do País. O seu maior compromisso é garantir cuidado humanizado às pessoas que precisam deste tratamento específico, trabalhando com amor e atenção para que nunca falte saúde e qualidade de vida.
O serviço dispõe de equipe multidisciplinar composta por: Médicos(as) Nefrologistas; Enfermeiros(as) Especializados(as), Nutricionista, Psicóloga e Assistente Social.
E possui como Lema: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”.