Excelentíssimo Senhor
Vereador Rui Begot da Rocha
Presidente da Câmara de Vereadores
FÁBIO MOURA, Vereador do Município de Ananindeua, infra firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao órgão que compete o que segue:
Os farmacêuticos que atuam, nas farmácias e drogarias, os seus serviços são um muro de proteção à sociedade contra os problemas advindos do uso dos medicamentos. Qualquer medicamento, por mais inofensivo que aparenta ser, pode desencadear gravíssimas reações indesejáveis. Problemas são inerentes a esses produtos. O que barra, ou diminui os riscos advindos do seu uso é a orientação farmacêutica. O número de problemas relacionados a medicamentos é crescente. Entre as causas, está o uso acidental, os erros na administração, os efeitos adversos, as interações entre medicamentos e a automedicação. Isto é muito grave. Além dos prejuízos à saúde dos pacientes, esses problemas minam os cofres dos sistemas público e privado de saúde, representando prejuízos astronômicos para um País carente de recursos para a saúde. Os hospitais gastam fábulas para tratar pacientes vítimas de problemas decorrentes do uso de fármacos e muitas delas precisam ser internadas. Além de orientar o paciente sobre o uso correto dos medicamentos, os farmacêuticos, ainda, verificam a sua pressão arterial e aferem, na farmácia, as suas taxas de glicose e de gordura no sangue (colesterol etc.).
Outrossim, prestam aconselhamentos aos portadores de doenças, como diabetes, hipertensão arterial e outras. Isso, no plano da atenção primária. De forma que o Brasil o País onde o acesso à saúde é difícil - não pode desperdiçar a oportunidade de se beneficiar dos serviços altamente qualificados dos farmacêuticos. Esses serviços são prestados sem burocracia, sem fila e sem agendamento. Os serviços farmacêuticos são de extrema importância, pois são profissionais conscientes de suas responsabilidades sociais; é alguém que luta para que a sociedade tenha acesso, de forma universal, aos medicamentos e aos seus próprios serviços, por entender a importância dos mesmos para o bem-estar das pessoas.
Requeiro, de acordo com os preceitos regimentais, após a anuência do Douto e Soberano Plenário, uma Sessão Especial nesta casa de lei, no dia 07/06, início 09 horas da manhã, para discussão com os vereadores junto Conselho Regional de Farmácia, sobre o tema ACESSO E USO RADICAL DE MEDICAMENTOS, haja vista sua importância para toda a sociedade. Requeiro ainda que sejam convidados a participar dessa sessão Especial as seguintes Autoridades: Prefeito de Ananindeua Doutor Daniel Santos, Deputada Federal Alessandra Haber, Deputado Estadual Erick Monteiro.